01/03/2008

Aproximação

"Quando juntarmos você comigo...
Cordão umbilical e umbigo
A gente vai ser só um
E até lá eu não vou caminhar mais sozinho
O distante será meu vizinho
E o tempo será
A hora que eu quiser!!! Oras!!!

Tem horas que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?"

(Tudo numa coisa só - Fernando Anitelli)


A distância se tornou minha inimiga e me chamou pra briga. E agora minha vida, no falar, agir e escrever é pra dar uma lição nela. Não falo da distância espacial, física; da "lonjura" entre você e eu, meu corpo e o teu. É da distância entre idéias, verdades, certezas e corações, distância entre coisas que são tão parecidas, coisas que se completam umas nas outras, e que se confundiram e se afastaram.
Mentira, engano e medo fizeram coisas parecerem o que não são, ou coisas serem o que não parecem, e assim confusos nos afastamos.
Já me disseram que jovens não podem dançar, crianças não tem nada a ensinar e os velhinhos não podem sorrir. Grandes besteiras!
Não fui sempre assim, mas agora já vejo coisas que antes tão distantes ficam tão lindas juntas, aprendi com o tempo e com pessoas especiais a ter sensibilidade e ver beleza em combinações exóticas. Preciso passar adiante, tentar mostrar as pessoas como elas têm sido enganadas, e afastadas daquilo que realmente importa pra elas.
Palmeirenses junto com corintianos, juventude agindo na política, riqueza diminuindo a pobreza, amarelos casando com brancos casando com negros, igrejas abraçando o mundo (sem medo de se perder), fé vivendo obras, maçã com mostarda (já experimentou!?).
Aquilo que antes era tão diferente, distinto, distante, passa a morar ao lado quando a gente percebe que não é dono da verdade, que não sabe de tudo, que tem coração.
A humanidade confundiu singularidade com individualidade, e irmãos passaram a se matar ao invés de se amarem. Todos somos diferentes, e existe grande beleza nisso. O legal é poder admirar o outro, aprender com ele, sem deixar de acreditar no que
acho certo sem esquecer minha fé. Assim é que pontes se ligam entre as pessoas, só assim é que eu posso fazer diferença e não através da idiota ignorante imposição inquisição.
Mas muitos "dos meus" preferem a velha distância, não perceberam ainda que foi pra isso que um dia foram libertos, que se toranaram livres pra poderem permitir aproximação, pra juntar aquilo que ninguém acha que pode viver junto.

Nenhum comentário: